(11)

(11)

(11)

Terraplanagem

A terraplanagem é muito utilizada em construções civis para deixar a terra plana. O processo é realizado por equipamentos especiais para essa função, e devem ser feito sob supervisão de profissionais capacitados.

Terraplanagem: Saiba o que é e para que serve essa técnica

A terraplanagem é uma técnica de construção que visa aplainar e aterrar um terreno, ou seja, é a colocação ou a retirada de terra para deixar um terreno mais plano. Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico, como barragens, edifícios, aeroportos, açudes, entre outros projetos.

Para que iniciar o procedimento, um pouco de terra é retirada de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa, tornando-o plano, com o uso de equipamentos especiais, como as escavadeiras.

Para iniciar o processo, é necessário que os profissionais tenham um cálculo preciso do local e da quantidade de terra que precisa ser retirada (corte) e depositada (aterro). Por isso, sempre tenha em mente a importância de contratar empresas especializadas, pois somente um engenheiro civil ou um profissional de topografia conseguem ter propriedade nas informações.

Como é feito o processo da terraplanagem no solo?

Como vimos, a técnica necessita ser feita por profissionais, isso porque o primeiro passo já se inicia com um estudo detalhado do terreno, avaliando além do aclive e do declive outros pontos importantes, como o tipo de solo e a resistência para suportar as cargas nas fundações.

Somente a partir deste estudo é que pode se dar início às definições, como os tipos de máquinas que serão utilizadas, que podem ser pás escavadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira, a quantidade necessária de equipamentos, entre outros pontos.

Os métodos utilizados no processo geralmente são:

  • Aterramento: É quando a terra é colocada sob o solo para preencher algum ponto até que se torne plano, atingindo o nível da superfície e excluindo os relevos;
  • Escavação: Feito por máquinas especiais para retirar o excesso de terra do local;
  • Destocamento: Trata-se da remoção de tocos de árvores, folhas e raízes, após o serviço de desmatamento do local;
  • Drenagem: É realizado para reduzir problemas causados por enchentes e deslizamentos de encostas, sendo essencial às vias comuns de alagamentos;
  • Demolição ou remoção: Serviço realizado em terrenos que já possuem alguma obra ou edificação e precisará ser retirada;
  • Compactação do solo: É feito com o uso de rolos compressores, e serve para reduzir o volume do solo durante o processo da terraplenagem.

Quanto tempo leva para fazer a terraplanagem?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao tempo do processo, pois só após a realização desse processo, é permitido dar início às construções e levantamento de estruturas.

Por essa razão, é importante saber que o tempo que leva para realizar a terraplenagem varia de acordo com as condições do solo. Quanto maior, e mais complexo for o terreno, maior será o tempo necessário para concluir essa fase.

Outros fatores que podem interferir no tempo são a limpeza do local, o nível de umidade, ocasionado por alagamentos e a atmosfera da região, que fazem toda a diferença no processo, principalmente, na fase inicial da escavação e aterro.

Portanto, não há um tempo pré estabelecido, pois tudo dependerá dos fatores mencionados anteriormente. Por isso, é sempre importante realizar esses processos de maneira antecipada, para que as obras possam ser iniciadas o quanto antes e não tenham atrasos.

Se você procura por uma empresa especialista e líder no segmento, pode contar com a ajuda da CRC, uma companhia que atua há anos no mercado com os melhores profissionais da área e que oferece serviços da mais alta qualidade.

Deseja encontrar uma empresa que faça terraplanagem?

A CRC Comercial em infraestrutura é uma empresa consolidada em seu ramo de atuação por conta da excelência apresentada em cada um dos seus serviços.

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa oferece os melhores preços cumprindo prazos no momento da entrega, com especialidades em:

  • Terraplenagem;
  • Reciclagem;
  • Locação de Caçambas;
  • Coleta de Entulho.

Ficou interessado? A empresa atua em Suzano - SP, Poá e região. Entre em contato agora mesmo e faça o seu orçamento!

.